quarta-feira, agosto 20, 2008

Mensagem: Dia do Maçom

Meus Irmãos,

Neste dia tão especial para nós Maçons, gostaria de contribuir deixando algumas palavras para que façamos algumas reflexões.

Qualquer que seja a religião, lugar de nascimento ou língua, estaremos sempre entre Irmãos. Nossa Linguagem é única, é a linguagem da Maçonaria, que fala diretamente ao coração.

A Maçonaria é a criada da religião. Judeus, Maometanos, Católicos, Protestantes, cada um professando sua religião particular, sancionada por suas leis, podem reter sua fé e continuar sendo Maçom.

A Maçonaria ensina, e tem preservado em sua pureza, os princípios cardeais de uma velha e primitiva fé, que suporta e é a fundação de todas as religiões.

A principal instrução da Maçonaria diz que as razões de um bom homem são sua bondade, sua moralidade e sua capacidade de viver uma vida verdadeira, justa e fiél.

A Maçonaria é a obediência leal à lei de Deus.

O bom Maçom faz o que é bom, e ele consegue isso porque anda pelo caminho do amor e do dever; não meramente porque a lei estabelecida pelo homem ou os mandamentos de Deus o mandam fazer isso.

Encontram-se estes homens em todas as facções cristãs, eles são bons pais, cidadãos generosos e impecáveis em seus negócios, portanto, vê-se a Maçonaria em seu trabalho e em seu lazer.

O verdadeiro Maçom não ama apenas sua família e seus pais, ama toda a humanidade; não apenas o bom, mas também o mau entre seus Irmãos.

O bom Maçom não pode em tempos atuais, abandonar sua maneira tolerante de viver, ele precisa peregrinar nas ruas, aparecer nas praças e pelas suas obras e comportamentos, muito mais eloqüentes do que qualquer discurso, ensinar aos homens tudo que aprendem em nossos Templos.

Parabéns a todos nós!

Irmão Carlos H. C.
Venerável Mestre da Loja "União e Prosperidade", GOB-SC
Florianópolis, 20 de Agosto de 2008

Um comentário:

Nério Vicente disse...

Belo texto Venerável, esse dia vos inspirou, parabens.
abraços
Nério